sexta-feira, 3 de abril de 2009

Raposa - Maranhão

Raposa fica a 28 quilômetros do centro de São Luís. Possui cerca de 25 mil habitantes e abriga uma das maiores colônias de pesca do Maranhão. O povoado surgiu a partir dos anos 50, e começou a se desenvolver com a chegada de pescadores cearenses oriundos do município de Acaraú-CE, que trouxeram consigo suas mulheres rendeiras, seus costumes, e a esperança de dias melhores. Isto garantiu ao local as principais características da atual fonte de renda da comunidade: a pesca, a renda de bilro e o turismo. Singelas palafitas da Rua Principal – Corredor da Rendeira, foram transformadas em pequenas lojas de artesanato, onde são comercializados: toalhas de mesa, panos de prato, passadeiras, saídas de praia, chapéus, cortinas, além de uma série de outros artefatos confeccionados em renda de bilro, pacientemente tecidas em almofadas de renda, por mulheres de pescadores. Tradição passada de mãe para filha. Raposa é reconhecida por muitos por possuir alguns dos melhores locais da ilha de São Luís para saborear as delícias do mar. Degustar os pratos à base dos frutos do mar é tarefa obrigatória para quem reside em São Luís ou está de passagem pela Capital Maranhense.
Atrações naturais oportunizam o ecoturismo, turismo de sol e mar e turismo de pesca artesanal. Os coloridos barcos de pesca enfeitam os principais portos do município, além de seu porto principal. Na outra margem, a virgem e paradisíaca Praia de Carimã, considerada uma das mais bonitas da ilha de São Luís, repleta de dunas e lagoas, com aproximadamente 15 km de extensão. Destacam-se no município as praias naturais e sem infra-estrutura, entre elas Pucau, Primirim, Farol (com acesso pelo povoado de Araçagi).
Navegar de barco pelos igarapés e tomar banho nas mornas águas de Itaputíu, Visita a fazenda de criação de ostras, a Ilha de Curupu, e os Currais de pesca artesanal, acompanhados de condutores locais, é tarefa obrigatória para quem deseja visitar o município.
Edson Duarte

2 comentários:

  1. Vamos mostrar que "isso aqui é Maranhão". Que tal levantar dados de todos os municípios maranhenses e incluí-los no blog? Acho que o IBGE tem estes dados. Poderíamos até fazer um índice pela letra do alfabeto, para facilitar o acesso.
    Estamos aí paraqualquer coisa. O teu blog já esta adicionado ao meu.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. RECENTEMENTE ESTIVE EM RAPOSA, GOSTEI, MUITOS ARTESANATOS E MUITA FARTURA DE PESCADOS,FUI DUAS VESES EM RAPOSA A ULTIMA FOI NA DIA 23/07/2010, MORO EM SÃO PAULO

    ResponderExcluir